Covid-19 - mediação de tecnologias durante a pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Andressa Aparecida Malinoski
Awdry Feisser Miquelin
Danislei Bertoni
Evelize Bordinhão Costa

Resumo

Este estudo buscou investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental I em relação ao ensino durante a pandemia ocasionada pela Covid-19. Como metodologia, utilizou-se a análise qualitativa e coleta de dados por meio do questionário aplicado à professores e professoras de duas escolas, uma da rede pública e a outra da rede privada, ambas localizadas no município de Ponta Grossa-PR. Como resultado, constatou-se que a maioria dos professores e professoras pesquisados não receberam formação acadêmica sobre o ensino não presencial, bem como se perceberam despreparados para ministrar aulas e atividades nesse modo, evidenciando o quão a abordagem de ensino tradicional está incutida nos sujeitos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Malinoski, A. A., Miquelin, A. F. ., Bertoni, D., & Costa, E. B. (2022). Covid-19 - mediação de tecnologias durante a pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Online, 17(41), 186–198. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1019
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andressa Aparecida Malinoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Titulação: estre em ensino de ciência e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Função atual: professora dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), em escola da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa- PR.    Área de pesquisa: educação (ciências e tecnologia). 

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

titulação: doutor em educação científica e tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná   Função atual: professor associado III no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa; professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) - mestrado e doutorado;  coordenador do Doutorado do Ppgect.   Área de pesquisa: educação (abordagem sistêmica; ensino, ciência e tecnologia; sociedade). 

Danislei Bertoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Titulação: doutor em educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná   Função atual: professor dos cursos de licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e licenciatura em ciências biológicas, Utfpr, campus Ponta Grossa; professor do mestrado em ensino de ciência e tecnologia, Ppgect, Utfpr, campus Ponta Grossa.   Área de pesquisa: educação (tecnologia e ensino de ciências).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.