Retomada Epistêmica e Experiências Permundos: ações antirracistas de reparação epistêmica na UFG
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Resumo
Este texto apresenta o projeto “Saberes, textualidades e visualidades interculturais: potencialidades de tramas-grafias para retomadas epistêmicas”, realizado no âmbito do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás. Ele tem como eixo a noção de “Retomada Epistêmica” e se desenvolve por meio de atividades acadêmicas vinculadas ao estudo do tema contextual: Terra, território e sustentabilidade. O objetivo da proposta é pensar, problematizar e produzir conhecimento sobre o território, entendido tanto em relação aos espaços originários, como em relação ao espaço acadêmico. Em seguida, busca-se problematizar processos de violência epistêmica, presentes nos distintos espaços. Nesse sentido, por meio do campo expandido das artes visuais, apresentamos imagens-conhecimentos que expressam e produzem relações entre saberes indígenas e não indígenas e refletem sobre a presença indígena em espaços acadêmicos.
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