Pluralidade de atividades didáticas no ensino de biologia e a questão da motivação discente
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Resumo
Este estudo analisa os sentidos de motivação, para alunos do ensino médio, sobre o pluralismo didático em aulas de biologia. O objetivo foi compreender como a motivação discente pode ser afetada por essa pluralidade de atividades. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação, com seis alunos, em 21 encontros, em que as informações foram coletadas mediante questionários, registros sobre cada atividade e observação das aulas. Com este trabalho, compreendeu-se que a motivação não está desconectada de um objetivo, podendo haver discordância entre as metas do professor e as metas dos alunos, ponto crucial no entendimento do cenário educativo do ensino médio atual. Nesse intuito, é necessário o planejamento educacional, em consonância com a realidade em que os alunos estão inseridos. Avaliamos que houve motivação discente com a pluralidade didática, porém, destacamos que essa motivação foi alcançada por meio da variação de estratégias e pelo ambiente social estabelecido nessas aulas. Assim, podemos concluir que a motivação não é inata, mas, sim, uma construção subjetiva dos sujeitos envolvidos nesse cenário.
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