Caracterização dos graduandos em medicina veterinária, quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Danilo Maciel Duarte
Aline de Matos Curvelo de Barros
Vinícius Maia Ribeiro de Godoy
Rodrigo Romero Corrêa

Resumo

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo a caracterização dos alunos do quarto e quinto anos do curso de medicina veterinária da Universidade de São Paulo, quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. Por meio do método Delphi, 105 alunos expressaram seus sentimentos frente a 42 afirmativas geradas por especialistas. O estudo revelou que os discentes necessitam de inclusão tecnológica no ensino, porém, aproximadamente 90,4% acreditam que o uso de animais em aula é importante para a formação do médico veterinário. Em relação às expectativas futuras de trabalho e de salário, elas aparecem como principal causa de estresse e frustração, fatores que interferem negativamente no aprendizado. Ainda, irritação, cansaço e desinteresse podem estar diretamente relacionados à forma de ensino adotada pelos docentes. Por sua vez, os professores aparecem como um exemplo a ser seguido e são primordiais no processo de ensino-aprendizagem.


Abstract


The present work aimed to characterize the students of the fourth and fifth year students of the veterinary medicine course at the University of São Paulo regarding social, economic factors, beliefs and traumas, and their relationship with the teaching and learning process. Through the Delphi method, 105 students expressed their feelings regarding 42 statements generated by specialists. The study revealed that students need technological inclusion in teaching. However, approximately 90.4% believe that the use of animals in class is important for the training of the veterinary doctor. In relation to future work and salary expectations, they appear as the main cause of stress and frustration, factors that negatively interfere with learning. Still, irritation, tiredness and lack of interest can be directly related to the way teachers teach. In turn, teachers appear as an example to be followed and are  primordial in the teaching-learning process.

Detalhes do artigo

Como Citar
Maciel Duarte, D., de Matos Curvelo de Barros, A., Maia Ribeiro de Godoy, V., & Romero Corrêa, R. (2023). Caracterização dos graduandos em medicina veterinária, quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino aprendizagem. Educação Online, 18(42), e231802. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1187
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danilo Maciel Duarte, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/ Cruzeiro do Sul.

Titulação: graduação em medicina veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi (2009); pós-graduação em farmacologia clínica (2013) e mestrado em medicina veterinária pelo VCI da Universidade de São Paulo (2017).

Função atual: professor e responsável pelo Complexo Veterinário da Universidade Nossa Senhora do Patrocínio, Ceunsp pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul,;Sócio Fundador do Grupo DJW; médico veterinário autônomo.

Área de pesquisa: medicina veterinária, com ênfase em clínica, cirurgia e endoscopia animal.

Aline de Matos Curvelo de Barros, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)";}

Titulação: graduação em medicina veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi (2016); aprimoramento profissional em clínica e cirurgia de equinos pelo Hospital veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ/USP (2016-2017); mestra em ciências pela mesma instituição, na área de concentração correspondente à clínica cirúrgica veterinária (2017-2019); doutoranda pelo Programa de Clínica Veterinária da FMVZ/USP.

 

Função atual: doutoranda pelo programa de pós-graduação de clínica veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ - USP)   Área de pesquisa: microbiota intestinal equina e disbiose 

 

Vinícius Maia Ribeiro de Godoy, Médico Veterinário na ProntoVet Sinop e Médico Veterinário autônomo na empresa EQUIMASTERS VET

Titulação: graduação em medicina veterinária pela Universidade de São Paulo (FMVZ/USP).

Função atual: médico veterinário contratado para atendimento de clínica médica e cirúrgica na ProntoVet Sinop; médico veterinário autônomo na empresa EQUIMASTERS VET

Área de pesquisa: clínica médica e cirurgia de equinos

Rodrigo Romero Corrêa, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)

Titulação: graduação em medicina veterinária pela Universidade de Marília (2001); residência em clínica e cirurgia de equinos pela Universidade de São Paulo (2002); mestrado em clínica cirúrgica veterinária pela Universidade de São Paulo (2006); doutorado em clínica cirúrgica veterinária pela Universidade de São Paulo (2012); pós-doutorado em biociência animal pela Universidade de São Paulo (2021).

Função atual: docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo; Coordenador do Centro de Odontologia Equina (COE FMVZ- USP).

Área de pesquisa: cirurgia de equinos, odontologia equina, ensino em medicina veterinária 

Área de pesquisa: 

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