Pedagogia da Presença: interpretações sob a ótica das escolas de tempo integral
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Resumo
Apresentamos os resultados do estado da arte acerca das abordagens da pedagogia da presença em escolas de tempo integral, a partir de pesquisas analisadas no Catálogo de Teses e Dissertações e Portal de Periódicos da Capes (2011-2021). Utilizou-se a análise textual discursiva, em que despontaram três categorias emergentes, a partir das leituras e percepções acerca dos textos investigados: “Pedagogia da presença: práticas pedagógicas para o sucesso e transformação do aluno”; “Educação interdisciplinar: resgatando a identidade estudantil”; “Protagonismo juvenil: potencializando novos olhares e educação para a vida”. Concluiu-se que a pedagogia da presença nas referidas escolas é construída pelo processo de interação e comunicação entre professores e alunos, a partir de práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras, com atividades interdisciplinares, colaborando em aprendizagens interativas e socializadas e com o protagonismo juvenil. Os estudantes são ativos, autônomos, responsáveis e críticos, o que contribui para o seu desenvolvimento na vida pessoal e em sociedade.
Abstract
We present the results of the state of the art on approaches to the pedagogy of presence in full-time schools. The research was based on the analysis of texts in the Catalogue of Theses and Dissertations and the Capes Journal Portal (2011-2021). We used discursive textual analysis, and three categories emerged from the readings and perceptions of the texts investigated: "Pedagogy of presence: pedagogical practices for student success and transformation"; "Interdisciplinary education: rescuing student identity"; "Youth protagonism: empowering new perspectives and education for life". It was concluded that the pedagogy of presence in these schools is built on the process of interaction and communication between teachers and students. It was based on innovative and transformative pedagogical practices, with interdisciplinary activities, collaborating in interactive and socialized learning and youth protagonism. The students are active, autonomous, responsible, and critical, which contributes to their development in personal life and in society.
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