Análise da influência da prática de mindfulness sobre a aprendizagem de universitários

Conteúdo do artigo principal

Luciana de Lima
Ivna Bezerra da Silva

Resumo

Diante dos problemas de aprendizagem desencadeados pela redução da atenção, o objetivo da pesquisa é analisar como a prática de mindfulness, guiada por podcasts, pode impactar a aprendizagem de universitários. A pesquisa qualitativa, com metodologia pautada em estudo de caso, tem como unidade de análise três discentes. A coleta de dados ocorreu por um formulário sociodemográfico e oito formulários subsequentes, para avaliar o desenvolvimento dos participantes durante as práticas. A análise de dados ocorreu por meio da comparação feita entre a pontuação obtida no formulário inicial e aquela obtida nos formulários subsequentes. Os testes analisaram semanalmente a memória, a atenção e a percepção visual dos participantes. Memória e atenção apresentaram pontuações superiores em comparação aos dados iniciais. Pretende-se continuar a investigação, utilizando diferentes formatos de meditação guiada ainda com alunos do ensino superior.


Abstract


Given the learning problems caused by attention reduction, the objective of this research is to analyze how the practice of mindfulness guided by podcasts can impact the university students’ learning process. It is a case study qualitative research with three students as unit of analysis. Data collection took place using a sociodemographic form and eight subsequent forms to assess the participants’ development during the practices. Data analysis occurred by comparing the scores obtained in the initial form with those obtained in the subsequent forms. The tests analyzed participants’ memory, attention, and visual perception on a weekly basis. Memory and attention showed higher scores compared to initial data. It is intended to continue the investigation using different formats of guided meditation still with university education students.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Lima, L., & Bezerra da Silva, I. (2023). Análise da influência da prática de mindfulness sobre a aprendizagem de universitários. Educação Online, 18(43), e23184301. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1271
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Titulação: licenciada em matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994); especialista em psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003); especialista em tecnologia com ênfase em telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - Cefet CE (2006); mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará - Uece (2008); doutora em Eeucação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014).

Função atual: professora DE adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (Iuvi); professora no mestrado profissional de Ensino de Ciências e Matemática (Encima) e no mestrado profissional em tecnologia educacional.; líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq.

Área de pesquisa: formação de professores, tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), aprendizagem significativa, mapas conceituais, interdisciplinaridade, construcionismo, educação matemática e ensino de ciências.

Ivna Bezerra da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Titulação: Licencianda em ciências biológicas pela Universidade Federal do Ceará.

Função atual: bolsista voluntária do Programa de Iniciação à Docência (PID); monitora das disciplinas de histologia básica e biologia do desenvolvimento.

Área de pesquisa: embriologia e fisiologia animal

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.