Notas teóricas sobre educação, ciência e neoliberalismo no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, buscamos refletir sobre as ingerências do neoliberalismo no Brasil, em duas categorias: educação e ciência. Na primeira parte, ponderamos sobre o que é a ideologia socioeconômica neoliberal e algumas de suas consequências. Em seguida, analisamos como ocorreu a entrada do neoliberalismo no Brasil, por meio da reforma do aparelho do estado, interferindo em diversos eixos da esfera pública. Para isso, buscamos em alguns referenciais epistemológicos, elementos para examinar o contexto brasileiro desde a década de 1990, a fim de compreender a condição conjuntural do sistema educacional e científico brasileiro, na entrada da terceira década do século XXI.
Abstract
This article aims to reflect on the interference of neoliberalism in Brazil in two categories: education and science. In the first part, we present neoliberal socioeconomic ideology and its consequences. Then we analyze how neoliberalism entered Brazil through the state apparatus reform, interfering in several axes of the public sphere. To this end, we seek to examine the Brazilian in some epistemological references elements context since the 1990s, in order to understand the conjunctural condition of the Brazilian educational and scientific system at the beginning of the third decade of the 21st century.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.