A profissão docente e o ensino superior durante a pandemia de Covid-19: relatos e discussões
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Resumo
A propagação do coronavírus resultou em um cenário epidemiológico pandêmico e de crise no sistema de saúde, a partir do qual foram necessárias medidas socioeconômicas, políticas e sanitárias. Considerando o índice de contaminação e mortalidade gerada pelo vírus e as orientações dos órgãos sanitários, as instituições de ensino superior no Brasil e no mundo suspenderam as aulas presenciais. Implementaram ensino remoto e metodologias de aprendizagem a distância para minimizar a evasão dos estudantes e dar continuidade às atividades acadêmicas. Esta pesquisa se constitui de uma revisão integrativa da literatura, que buscou mapear as dificuldades enfrentadas por docentes do ensino superior durante a pandemia, por meio da análise de publicações científicas. A busca de textos sobre o tema foi orientada pelo uso de descritores em periódicos nas áreas de educação e ciência da saúde. Como resultado da análise, observaram-se as necessidades, demandas e dificuldades no uso de tecnologias, sobrecarga de trabalho, impactos na saúde física e mental dos professores, além do incentivo à formação profissional dos docentes.
Abstract
The coronavirus spread resulted in an epidemiological pandemic scenario that caused crisis in the health system. Due to this problem, health, political, and socioeconomic measures were necessary to be adopted. Considering contamination rates, the virus mortality and the orientation of the sanitation agencies, many higher education institutions in Brazil and around the world suspended classroom classes. Then, they implemented distance learning methodologies to minimize student dropout and continue academic activities and calendars. This research is an integrative literature review, which sought to map the difficulties faced by higher education professors during the pandemic, through the analysis of scientific publications. The search for texts on the subject was guided using descriptors in journals in the areas of education and health science. As a result of the analysis, the needs, demands, difficulties in the use of technologies, work overload and impacts on health were observed. There were also teachers’ physical and mental health impacts and the pression for professional training for teachers.
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