O DNA: A molécula da vida

Conteúdo do artigo principal

JOÃO SILVA CARRILHO

Resumo

Este artigo pretende mostrar que podemos estabelecer relações interdisciplinares, através do conhecimento mais detalhado da molécula do DNA. Para tanto, é necessário que o professor saiba como detectá-lo e, a partir de sua detecção, utilizá-lo como um objeto estruturante na construção do conhecimento. Com isso, o aluno deve perceber que, para entender a molécula do DNA, é necessário associar o conhecimento da Lei de Coulomb na evolução das espécies, além da necessidade de outros aspectos, como a teoria do caos e a entropia presente no processo, para uma melhor compreensão do tema. Depois disso, faz-se a análise e comparação, permeadas por uma base teórica, que visa a consubstanciar o que foi discutido. Este artigo é finalizado com algumas atividades pedagógicas, que podem ser aplicadas e discutidas para melhor apropriar-se do tema e alcançar alguns objetivos que fazem parte da matriz curricular, proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dos ensinos fundamental e médio. 


Detalhes do artigo

Como Citar
CARRILHO, J. S. (2015). O DNA: A molécula da vida. Educação Online, (18), 131–143. https://doi.org/10.36556/eol.v0i18.139
Seção
Artigos