Políticas públicas para a primeira infância: fundamentos para a valorização do desenvolvimento neurobiológico infantil

Conteúdo do artigo principal

Livia Crespi
Deisi Noro
Márcia Finimundi Nóbile

Resumo

O estudo debate fundamentos sobre o impacto do meio e dos estímulos externos no desenvolvimento neurobiológico durante a primeira infância. Fazendo uso de uma metodologia qualitativa e de cunho bibliográfico e documental, apresenta dados coletados nas áreas de neurociências e educação, além de analisar políticas públicas voltadas para a primeira infância, como o Marco Legal pela Primeira Infância, o programa do governo federal Criança Feliz e o programa Primeira Infância Melhor, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Conclui-se que habilidades e competências adquiridas na primeira infância agem como alicerce para a construção de conexões neurais, fundamentais para etapas subsequentes, indicando que as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil devem ser desenvolvidas, com o amparo de evidências científicas, além de serem aplicadas com continuidade e compromisso na sociedade brasileira.


Abstract


The study discusses the impact of the environment and external stimuli on neurobiological development during early childhood. Using a qualitative, bibliographic, and documentary methodology, it presents data collected in the areas of neuroscience and education. It analyzes public policies for early childhood, such as the Early Childhood Legal Framework, the federal government program Criança Feliz (Happy Child), and the Better Early Childhood program of the state of Rio Grande do Sul (RS). The study concludes that skills and competences acquired in early childhood act as a basis for constructing fundamental neural connections for subsequent stages. It indicates that public policies aimed at child development must be applied continuously with the support of qualified professionals.

Detalhes do artigo

Como Citar
Crespi, L., Noro, D., & Nóbile, M. (2023). Políticas públicas para a primeira infância: fundamentos para a valorização do desenvolvimento neurobiológico infantil. Educação Online, 18(42), e231808. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1422
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Livia Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: doutorado (2020) e mestrado em educação em ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufgrs;  especialização em neuroeducação e primeira infância pela Universidade de Pernambuco - UPE e Instituto Cerebrum (2019); especialização em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2015); graduação em pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2012)

Função atual: professora no Colégio Santa Rosa de Carlos Barbosa/RS; docente substituta no curso de graduação em pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Farroupilha

Área de pesquisa: relação entre as neurociências, a formação docente e a prática pedagógica na educação infantil e ensino fundamental I.

 

Deisi Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: doutora (2019) e mestra (2016) em educação em ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); especialista em administração e supervisão escolar (2003); bióloga, licenciada e bacharela pela Universidade de Caxias do Sul (1993),;

Função atual: escritora, assessora, consultora e palestrante em educação, diversidade, gênero e sexualidade.

Área de pesquisa: educação, diversidade, gênero e sexualidade

Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: doutora em educação em ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ufrgs); mestre em ensino de ciências e matemática (Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, 2008); licenciatura em ciências, habilitação matemática (Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, 2005); bacharel em administração de empresas (Centro de Ensino Superior de Farroupilha, Cerf, 2001)

Função atual: professora de ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Farroupilha/RS; professora e orientadora colaboradora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs.

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.