A transposição didática dos conceitos de revestimentos no ensino técnico em edificações

Conteúdo do artigo principal

David Ribeiro
Éder Leonardo do Rego Nascimento
Francisco Souto de Sousa Júnior

Resumo

O trabalho tem por objetivo desenvolver e avaliar um método didático experimental para o ensino técnico em edificações aplicado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) , Campus São Paulo do Potengi, em observância aos efeitos positivos da Aprendizagem Significativa (AS) (Ausubel, 1980) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).  Foi selecionada a disciplina de construção civil II, com abordagem direta da temática de revestimentos. O estudo foi desenvolvido contemplando a construção do plano de aula até sua execução, além de aplicação anterior e posterior de questionários e análise de dados. Observou-se maior rendimento no tamanho do discurso geral da turma, maior similaridade entre os discursos estratificados e adesão considerável de novos vocábulos em toda a amostra. Assim, conclui-se que a proposição da sequência didática apresentou relevância estatística no aprendizado dos discentes. Podemos afirmá-la como instrumento promotor da transposição didática.


Abstract


This paper aims to develop and evaluate an experimental didactic method for teaching at the Technical Building Trades at São Paulo do Potengi campus of IFRN, in line with positive effects of meaningful learning (Ausubel, 1980) and problem-based learning. The subject of Construction II was selected, approaching the theme of coatings. The study was carried out from the construction of the lesson plan to its execution, in addition to the previous and subsequent application of quizzes and data analysis. There was an increase in overall class discourse, greater similarity between the stratified discourses and considerable adherence to new vocabulary throughout the sample. Therefore, we can conclude that didactic sequence was statistically relevant to the students’ learning. We also can affirm that it as an instrument that promotes didactic transposition.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro, D., do Rego Nascimento, Éder L., & de Sousa Júnior, F. S. (2024). A transposição didática dos conceitos de revestimentos no ensino técnico em edificações. Educação Online, 19(46), e24194607. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1479
Seção
Artigos
Biografia do Autor

David Ribeiro, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Titulação: mestrado em cognição, tecnologia e instituições pela Ufersa; especialista em docência no ensino superior pelo Instituto Prominas; Engenheiro civil pela Ufersa; bacharel em ciência e tecnologia pela Ufersa.

Função atual: técnico de Laboratório no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Área de pesquisa: materiais de construção, tecnologias contemporâneas da construção civil, educação profissional tecnológica

Éder Leonardo do Rego Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Titulação: mestre em estruturas e construção civil pela Universidade de Brasília (2021); aperfeiçoamento em políticas públicas em educação pela Faculdade Metropolitana de São Paulo (2019); especialista em docência do ensino superior pela Universidade Estácio de Sá (2016); bacharel em engenharia civil pela UFRN (2013)

Função atual: professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (Estruturas) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

Área de pesquisa: métodos numéricos para engenharia, mecânica computacional, simulação numérica

Francisco Souto de Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Titulação: doutorado em química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); mestrado em química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); licenciado em química pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Função atual: professor adjunto I da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa); docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologia e Instituições/ Ufersa

Área de pesquisa: atividades lúdicas para o ensino de química, formação de professores de química, divulgação científica, educação do campo e ensino de ciências.

 

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.