Desafios e impactos do uso da Inteligência Artificial na educação

Conteúdo do artigo principal

Leonardo de Oliveira Figueiredo
Aparecida Maria Zem Lopes
Valeria Cristiane Validorio
Simone Cristina Mussio

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma promissora aliada na educação, especialmente, após a pandemia de Covid-19. Este artigo teve como objetivo discutir os impactos da IA na educação, explorando suas aplicações nas diversas faixas etárias e modalidades de ensino. A metodologia se configurou em revisão bibliográfica de abordagem qualitativa em bases gratuitas, nas quais se identificaram as principais tecnologias de IA em uso na educação, além dos desafios e limitações associados ao seu uso. Discutiram-se estratégias para maximizar o potencial da IA na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que a IA pode contribuir para personalizar a aprendizagem, criar ambientes educacionais mais autônomos, otimizar a avaliação dos alunos, entre outros. Entretanto, é fundamental considerar suas implicações éticas, além das questões relacionadas aos aspectos neurológicos, cognitivos e emocionais, especialmente, quando se trata do uso da IA por crianças.


Abstract


Artificial Intelligence (AI) has been a promising ally in education, especially after the Covid-19 pandemic. This article aimed at discussing the impacts of AI on education, exploring its applications in different age groups and teaching modalities. The methodology consisted of a bibliographic review with a qualitative approach on a free basis. The main AI technologies in use in education were identified, in addition to the challenges and limitations associated with their use. Strategies to maximize the potential of AI in improving the teaching-learning process were discussed. The results showed that AI can contribute to personalizing learning, creating more autonomous educational environments, optimizing student assessment, among others. However, it is essential to consider its ethical implications and issues related to neurological, cognitive and emotional aspects, especially when it comes to the use of AI by children.

Detalhes do artigo

Como Citar
Figueiredo, L. de O., Zem Lopes, A. M., Validorio, V. C., & Mussio, S. C. (2023). Desafios e impactos do uso da Inteligência Artificial na educação. Educação Online, 18(44), e18234408. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1506
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leonardo de Oliveira Figueiredo, Fatec Jahu

Titulação: graduando em sistemas para internet pela Fatec Jahu.

Função atual: desenvolvedor Front-End

Área de pesquisa: informação e comunicação, desenvolvimento web

Aparecida Maria Zem Lopes, Faculdade de Tecnologia de Jaú - Fatec Jahu

Titulação: doutora em ciência de computação e matemática computacional pela USP São Carlos (2017); mestre em ciência, tecnologia e sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (2009); Graduada em ciências da computação pela USP São Carlos (1986); especialista em marketing pela Fundação Educacional Dr. Raul Bauab - Jaú (2005).

Função atual: professora pesquisadora na Fatec Jahu na área de tecnologias digitais e educação, professora nos cursos de sistemas para internet e gestão da produção industrial; professora autora da disciplina sociedade, tecnologia e inovação do curso tecnologia em gestão empresarial - EAD.

Área de pesquisa: tecnologias digitais e educação

Valeria Cristiane Validorio, Fatec Jahu

Titulação: doutora em estudos da tradução pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Função atual: professora na Fatec Jahu/SP

Área de pesquisa: linguística, letras e artes

Simone Cristina Mussio, Fatec Jahu

Titulação: doutora em linguística e língua portuguesa pela Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Função Atual: Professora na Fatec Jahu/SP


Área de pesquisa: linguística e comunicação

Artigos Semelhantes

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.