Educação em saúde entre universitários: unindo teoria e prática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo relata uma experiência pedagógica vivenciada por alunos universitários na disciplina de educação em saúde. Inicialmente, eles foram apresentados às teorias relacionadas ao processo de educação em saúde, que visa a capacitar os indivíduos de forma participativa e emancipatória para melhorar a qualidade de vida e promover mudanças comportamentais positivas. Posteriormente, os alunos foram convidados a se tornarem sujeitos da pesquisa, utilizando a temática "saúde dos universitários" como contexto para aplicar a teoria aprendida em sala de aula. O artigo, produzido como produto avaliativo final da disciplina, consiste em uma reflexão pedagógica sobre todo o processo teórico e prático vivenciado pelos alunos. Assim, em sala de aula, foram imersos na teoria da educação em saúde, com ênfase na educação emancipatória e participativa, preparando-os para compreender, questionar e transformar sua realidade e prática profissional.
Abstract
The article reports on a pedagogical experience undergone by university students in the health education subject. Initially, they were introduced to theories related to the health education process, which aims to empower individuals in a participatory and emancipatory way to improve quality of life and promote positive behavioral changes. Subsequently, students were invited to become subjects of the research, using the theme 'university students' health' as a context for applying the theory learned in classroom. The article, produced as final evaluative product of the discipline, consists of a pedagogical reflection on the entire theoretical and practical process experienced by the students. Thus, in the classroom, they were immersed in health education theory with an emphasis on emancipatory and participatory education, preparing them to understand, question, and transform their reality and professional practice.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.