Metapesquisa em modelagem matemática na educação matemática: análise de artigos sobre a formação inicial de professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho se origina de estudos e reflexões sobre modelagem no âmbito da educação matemática, no ensino superior. Tivemos como solo as publicações contidas nos Anais do V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, realizado em 2012. Ao assumirmos uma postura fenomenológica de investigação, fomos orientados pela indagação: “O que se mostra sobre a formação inicial de professores em modelagem matemática na educação matemática, nos trabalhos publicados no V Epmen sob essa temática?”. A pesquisa revelou que a modelagem na formação inicial tem se concretizado por meio de três concepções. Além dessa revelação, discutimos outras onze categorias que implicam diretamente nas atividades nesse contexto.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.