Metapesquisa em modelagem matemática na educação matemática: análise de artigos sobre a formação inicial de professores

Conteúdo do artigo principal

Wellington Piveta Oliveira
Tiago Emanuel Klüber

Resumo

Este trabalho se origina de estudos e reflexões sobre modelagem no âmbito da educação matemática, no ensino superior. Tivemos como solo as publicações contidas nos Anais do V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, realizado em 2012. Ao assumirmos uma postura fenomenológica de investigação, fomos orientados pela indagação: “O que se mostra sobre a formação inicial de professores em modelagem matemática na educação matemática, nos trabalhos publicados no V Epmen sob essa temática?”. A pesquisa revelou que a modelagem na formação inicial tem se concretizado por meio de três concepções. Além dessa revelação, discutimos outras onze categorias que implicam diretamente nas atividades nesse contexto.


Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, W. P., & Klüber, T. E. (2015). Metapesquisa em modelagem matemática na educação matemática: análise de artigos sobre a formação inicial de professores. Educação Online, (18), 144–165. https://doi.org/10.36556/eol.v0i18.160
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel.

Pós-graduando em nível de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIOESTE, campus de Cascavel; Especialista em Ensino de Ciências e Matemática, UNIOESTE;Especialista em Docência do Ensino Superior, UNOPAR;Especialista em Educação do Campo, ESAP;Graduado em Licenciatura em Matemática, CTESOP