Evolução do uso de estratégias de aprendizagem autorregulada em universitários ingressantes

Conteúdo do artigo principal

Thiago Januario Lisbôa
Silvia Brilhante Guimarães

Resumo

Este estudo relacionou o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada com a percepção de desempenho acadêmico de universitários ingressantes. A fundamentação teórica da pesquisa é o construto da autorregulação da aprendizagem. Por meio de um formulário eletrônico, foram aplicados, para os 70 participantes, os seguintes instrumentos: ficha de caracterização e Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários. Dessa forma, o estudo apresenta delineamento quantitativo. Os resultados indicam que existem correlações positivas entre o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada e a percepção de desempenho acadêmico. Indicam ainda que, ao longo do primeiro semestre da graduação, houve incremento apenas no uso das estratégias de aprendizagem de autorregulação social. Em face dos desafios encontrados pelos ingressantes no contexto do ensino superior e considerando a importância do construto investigado, são propostas, neste artigo, ações institucionalizadas a fim de promover o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada.


Abstract


This study related the use of self-regulated learning strategies to the perceived academic performance of university entrants. The theoretical basis of the research is the construct of self-regulation of learning. Using an electronic form, the following instruments were applied to the 70 participants: a characterization form and the Learning Strategies Scale for University Students. Therefore, the study has a quantitative design. The results indicate that there are positive correlations between the use of self-regulated learning strategies and perceived academic performance. They also indicate that, during the first semester of undergraduate studies, there was an increase only in the use of social self-regulation learning strategies. In view of the challenges faced by new students in the context of higher education and considering the importance of the construct investigated, this article proposes institutionalized actions to promote the use of self-regulated learning strategies.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Januario Lisbôa, T., & Brilhante Guimarães, S. (2024). Evolução do uso de estratégias de aprendizagem autorregulada em universitários ingressantes. Educação Online, 19(46), e24194604. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1608
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago Januario Lisbôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Titulação: doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2023); licenciado em geografia pela Universidade Estácio de Sá (2019). 

Função atual: professor de geografia no Colégio e Curso PENSI; docente I (Geografia) pela Secretaria Municipal de Educação de Maricá; integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação - Grudhe, na PUC-RIO, desde 2021.

Área de pesquisa: psicologia da aprendizagem,  autorregulação da aprendizagem; uso de estratégias de aprendizagem.

Silvia Brilhante Guimarães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Titulação: doutora em psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj com doutorado sanduíche na Dalhousie University, Canadá;  mestre em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; especialista em desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Função atual: professora do curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação -Grudhe PUC-Rio;  participa do grupo de trabalho da Anpepp - Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem; psicóloga cognitivo-comportamental de crianças e adolescentes

Área de pesquisa: psicologia escolar e educacional,  funções executivas, metacognição, leitura e escrita, aprendizagem autorregulada, estratégias de aprendizagem, emoções acadêmicas e dificuldades de aprendizagem. 

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.