A educação patrimonial e os métodos de ensino na mesorregião do norte de minas gerais: os casos de Montes Claros e Mato Verde/MG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho investiga a aplicação da educação patrimonial em instituições de ensino, com destaque para a produção de cartilhas, mapas mentais e murais de exposição por estudantes, enquanto meio de difusão da importância patrimonial dos bens culturais em espaços coletivos. A partir dessa abordagem são analisadas as metodologias de ensino para conhecimento e a valorização acerca do patrimônio e da formação da cidade de Mato Verde e de Montes Claros, que concentram expressivo patrimônio cultural, integrando a mesorregião do norte de Minas Gerais. Nesse sentido, define-se como objetivo geral deste artigo compreender a importância das ações educativas para a preservação da memória coletiva vinculada aos bens culturais, tendo como contexto as práticas conduzidas em duas instituições de ensino do norte de Minas Gerais. Utiliza-se como metodologia de pesquisa, além do levantamento de campo, a análise dos conceitos tratados por Grunberg e pelo Iphan relativos ao patrimônio, educação patrimonial e paisagem. Como resultado da pesquisa, ressalta-se que as experiências didáticas são fundamentais para fortalecer a importância da educação patrimonial como aliado na salvaguarda dos bens materiais e imateriais. Além disso, essas experiências incentivam o envolvimento das comunidades locais com o patrimônio cultural.
Abstract
The present work investigates the application of heritage education in educational institutions. It emphasis on the production of booklets, mind maps, and exhibition walls by students as a means of disseminating the heritage importance of cultural assets in collective spaces. From this approach, we analyse teaching methodologies for knowledge and appreciation of the heritage and formation of the cities of Mato Verde and Montes Claros. These cities concentrate significant cultural heritage integrating the mesoregion of northern Minas Gerais. In this sense, this article aims to understand the importance of educational actions for safeguarding collective memory linked to cultural assets. We take the practices conducted in two educational institutions in the north of Minas Gerais. The research methodology, in addition to the field survey, is the analysis of the concepts discussed by Grunberg and Iphan on heritage, heritage education, and landscape. As a result of the research, it is highlighted that didactic experiences are fundamental to strengthening the importance of heritage education as an ally in safeguarding material and immaterial assets. Furthermore, these experiences encourage the involvement of local communities with cultural heritage
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.