Autoria narrativa infantil, mídia-educação e novos letramentos: um percurso de pesquisa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O foco do artigo é a busca de referências teórico-metodológicas de apoio à produção autoral de narrativas por crianças, em diferentes linguagens e mídias. O ponto de partida é uma pesquisa realizada junto à rede municipal de ensino da cidade de Nova York (EUA), sobre a relação entre crianças e mídias. No horizonte geral da pesquisa, estão os desafios de integrar a mídia-educação aos anos iniciais do ensino fundamental, valorizando tanto o potencial dos novos letramentos como as narrativas orais nos contextos culturais locais. Entre as referências teóricas que ajudam a elaborar o tema, estão as reflexões sobre novos letramentos a partir, principalmente, de M. Knobel e C. Lanshear.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.