A Apropriação das Políticas de Avaliação pela Gestão Escolar: uma proposta de questionário
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho propõe, a partir de uma discussão teórico-metodológica, a construção de um questionário que sirva como um instrumento de pesquisa capaz de coletar informações sobre os gestores escolares, na tentativa de avaliar como estes vêm se apropriando dos resultados das avaliações externas e como isso tem impactado na escola. Realizamos uma revisão teórica sobre a gestão escolar enquanto campo de pesquisa educacional, apresentando um panorama histórico e a evolução para as principais questões atuais de discussão sobre o tema. Este levantamento, além de revelar a necessidade de se investigar como os gestores contribuem para a melhoria dos indicadores educacionais brasileiros e para a elevação da qualidade do ensino, ainda revelou aspectos a serem abordados e categorias de análise que podem ser utilizadas na construção do questionário.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.