Leitura e ensino de literatura na era dos textos multimodais

Conteúdo do artigo principal

Eliana Cristina Scheuer
Eliza Adriana S. Nantes
Rosemari Bendlin Calzavara

Resumo

Com as novas tecnologias digitais, a interação entre texto e leitor foi alterada pelo suporte e pela esfera de atividade humana, possibilitando significados diferentes, de acordo com a forma de apresentação do texto ou pela percepção individual do leitor (BAKHTIN, 2010). Diante disso, nesta sociedade na qual imperam os multiletramentos, defrontamo-nos com uma multiplicidade de gêneros discursivos, pertencentes as mais divergentes formas textuais (ROJO, 2013). Isso posto, o objetivo do presente trabalho é investigar a relação entre a leitura e a literatura, na era em que imperam os textos multimodais. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa, na qual se procurou estabelecer um diálogo entre a leitura e o ensino da literatura, na escola pública, ensino médio, e o resultado desse contexto é o surgimento de um novo tipo de leitor, um leitor navegador, que apresenta hábitos distintos do leitor do texto impresso, que faz sua leitura linha/linha, página a página. O novo leitor navega em telas, saltando de link em link, interagindo entre textos, imagens, músicas, vídeos, jogos etc.

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Scheuer, E. C., Nantes, E. A. S., & Calzavara, R. B. (2015). Leitura e ensino de literatura na era dos textos multimodais. Educação Online, (19), 20–44. https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.179
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eliana Cristina Scheuer, UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Eliza Adriana S. Nantes, Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Doutora em Educação pela UEL

Rosemari Bendlin Calzavara, Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Doutora em Literatura pela UEL