Represando e distribuindo distinção: a barragem do ensino superior

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Hustana Maria Vargas
Zaia Brandão

Resumo

Este trabalho examina a recente expansão do ensino superior com foco numa eventual democratização, ou seja, processo onde se possa perceber um recrutamento de alunos mais independente de sua origem social e com qualidade acadêmica. O caráter desigual da sociedade brasileira, traduzido neste caso pela forte correlação entre a carreira escolhida pelo estudante e sua origem social, em meio a uma forte hierarquia de carreiras e de prestígio das instituições, representa o principal obstáculo ao processo, impondo um recorte por carreiras nesse estudo, que foi realizado através dos Microdados do Provão para os anos de 2000 a 2003, sobre os cursos de Biologia, Direito, Engenharia, Letras, Matemática e Medicina no Estado do Rio de Janeiro. Identifica o perfil socioeconômico dos alunos e os resultados obtidos no Provão, averiguando sua distribuição geral e segundo a categoria administrativa, a organização acadêmica e a localização dos cursos. Finalmente, propõe um indicador de democratização do ensino superior com vistas a contribuir para o balizamento da política educacional na continuidade da expansão que, segundo os achados, deve ser acompanhada de perto para que não se esgote no aumento do contingente de estudantes no ensino superior, frustrando a meta democrática.

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Como Citar
Vargas, H. M., & Brandão, Z. (2009). Represando e distribuindo distinção: a barragem do ensino superior. Educação Online, (4). Recuperado de https://educonline.openjournalsolutions.com.br/index.php/eduonline/article/view/1808
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Artigos