Identidades Profissionais Construídas na Prática Docente

Conteúdo do artigo principal

Maria Inês Marcondes
Maria de Lourdes Tura

Resumo

Este estudo pretende analisar a trajetória de formação profissional de um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, focalizando a construção de identidades que foram assim se constituindo. Os sujeitos dessa investigação são um grupo de docentes (N=127) matriculadas em um curso de formação de professores de nível superior na cidade do Rio de Janeiro. A análise realizada teve por base um questionário e entrevistas semi-estruturadas. Verificou-se que os conhecimentos escolares se apresentam como um significante central, que reflete em diferentes momentos de enunciação – entre eles em um teste de associação livre que teve esse termo como motivação – a dinâmica de construção da identidade docente em suas diversas formas de expressão e posicionamento. A tarefa de transmissão dos conhecimentos escolares marca a centralidade do professor no contexto da instituição pedagógica e legitima a forte valorização da atividade docente e as idealizações formuladas em torno da missão do mestre. Essas idealizações se apresentam como um consenso que reúne e congrega as diferentes identidades presentes em cada um dos sujeitos e presentes no grupo como um todo. Os conhecimentos escolares, importantes, necessários, afastados da realidade de vida dos alunos, de transmissão dificultada pela inadequação dos recursos pedagógicos, pelos déficits dos estudantes, pela crise da estrutura familiar e social, estão – de acordo com a percepção das professoras – baseados na estrutura acadêmico-disciplinar, nos livros didáticos, na oportunidade das aulas, nos esforços de alcançar a disciplina escolar e em tantas outras questões que os fazem entendidos como conteúdos preestabelecidos e reificados. Enfim, eles são os fatores do sucesso ou os grandes empecilhos à realização da tarefa de ensinar em meio a formulações conflitantes, que deixam emergir as múltiplas e híbridas identidades profissionais das professoras.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marcondes, M. I., & Tura, M. de L. (2005). Identidades Profissionais Construídas na Prática Docente. Educação Online, (1). Recuperado de https://educonline.openjournalsolutions.com.br/index.php/eduonline/article/view/1840
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Inês Marcondes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Maria de Lourdes Tura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Educação/Universidade do Estado do Rio de Janeiro