Discriminação e desigualdade na pesquisa educacional no Brasil desde 1950
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar, a partir de uma perspectiva histórica, o desenvolvimento da pesquisa sobre o tema das desigualdades educacionais e o problema social da discriminação na educação no Brasil. Inicialmente focadas nas desigualdades socioeconômicas, essas questões foram progressivamente incorporando outros temas, como raça, gênero, deficiência e religião. Embora os temas sejam tratados por meio de diferentes abordagens epistemológicas e metodológicas, a produção acadêmica mostra que essas abordagens científicas podem convergir para o desenvolvimento futuro da pesquisa em educação.
Résumé
Ce travail cherche à présenter, dans une perspective historique, le développement de recherches sur le thème des inégalités d’éducation ainsi que du problème social des discriminations scolaires au Brésil. Initialement centré sur les inégalités socio-économiques, ces problématiques ont progressivement intégré d'autres thèmes tels que la race, le genre, le handicap et la religion. Bien que les thèmes soient traités à partir d'approches épistémologiques et méthodologiques différentes, la production académique montre des convergences possibles entre ces approches scientifiques dans un futur développement des recherches sur l’éducation.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)