Introdução do Dossiê. Entendendo as relações entre desigualdade e discriminação na educação: um desafio internacional atual
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Compreender como as desigualdades educacionais e a discriminação estão inter-relacionadas em diferentes contextos nacionais e subnacionais é o propósito deste dossiê. O objetivo é abrir um espaço de debates científicos sobre as relações entre desigualdade e discriminação, examinando quatro contextos nacionais: França, Brasil, Chile e Argentina. As diferentes contribuições baseiam-se nas principais constatações e análises relacionadas à desigualdade e à discriminação provenientes de pesquisas realizadas nesses quatro países desde os anos 1950-1960 até os dias de hoje, com foco especial nas últimas décadas. Os artigos analisam as relações entre os resultados e as agendas políticas dos projetos de transformação das escolas ou de democratização da escolarização nos diferentes contextos nacionais. O foco de atenção e reflexão especial serão as principais questões e estratégias políticas desenvolvidas em resposta às limitações percebidas nas transformações realizadas e nos problemas educacionais recém-identificados, especialmente a partir da década de 1980.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)