Falsos problemas na educação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo trata da noção de problema em filosofia com o propósito de explicitar, para a educação, o conceito de falso problema. Para tanto, busca, a partir de recursos da filosofia de Henri Bergson e Gilles Deleuze, mostrar a importância dessa noção para o campo pedagógico – prático e metodológico –, denunciando preconceitos educacionais que viabilizam a produção de falsos problemas. Assim, o artigo é, a um só tempo, uma valorização da noção de problema no campo da educação e uma crítica aos dispositivos de coerção que impedem que o aluno venha a formular problemas em sala de aula.
Detalhes do artigo
Como Citar
Maciel Júnior, A., & Novaes, T. C. F. (2016). Falsos problemas na educação. Educação Online, (21), 24–43. https://doi.org/10.36556/eol.v0i21.208
Edição
Seção
Artigos
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.