A importância da formação docente na escola que ensina
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto discute a formação docente, considerando o contexto das desigualdades socioeconômicas brasileiras, que não se originam das diferenças biológicas, mas que se formam no decurso do processo sócio-histórico. Numa discussão sobre a qualidade do ensino, a formação docente é fundamental, pois o início da formação do professor coincide com o seu ingresso na educação básica, e muitos apresentam dificuldades elementares em relação à leitura, escrita e cálculos simples. A formação continuada oferecida pelos órgãos oficiais está fragilizada e precisa de intervenções para aperfeiçoar a prática educativa. No intuito de contribuir para a superaração de dificuldades encontradas nos processos de ensino e aprendizagem, citamos duas experiências capazes de oferecer respostas a esses desafios. A primeira contempla estudos sobre a organização do ensino pautado na Teoria Histórico-Cultural que ampara as intervenções pedagógicas. A segunda experiência discorre sobre as “comunidades de prática”, por meio do projeto Educação Matemática de professores que ensinam e aprendem matemática. Trata-se de um espaço de discussão sobre formação de professores, que oportuniza a constituição e o desenvolvimento de uma identidade profissional em estágio de formação.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.