Os níveis de pensamento geométrico de estudantes de licenciatura em matemática no estado de Pernambuco um estudo sob a ótica da teoria de Van-Hiele
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes que cursam licenciatura em matemática, em uma instituição pública, no estado de Pernambuco. O estudo se baseou na Teoria de Van-Hiele (1957), que discute o desenvolvimento do pensamento geométrico. A metodologia de abordagem quanti-qualitativa e de caráter diagnóstico versou sobre a aplicação de um teste sobre o conceito de quadriláteros notáveis. Participaram dessa pesquisa 24 discentes, que já haviam cursado disciplinas relacionadas à geometria no referido curso. Os dados produzidos indicam a maioria dos estudantes atuando no primeiro nível de desenvolvimento do pensamento geométrico, e uma parte menor trabalhando no terceiro nível vanhieliano.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.