#OCUPAIEPIC Representações culturais da juventude na ocupação de uma escola estadual em Niterói-RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A ocupação de espaços públicos se tornou uma importante ferramenta de resistência da juventude, ao longo do século XX, contra as imposições da sociedade. A partir dessa constatação, realizou-se uma observação participante em uma escola pública do município de Niterói, durante o movimento de ocupação de 2016, que se espalhou por diversas unidades escolares da rede estadual. O foco da análise foi a relação dos jovens com a arte e as representações produzidas durante o período. Como parte dos resultados, pode-se constatar que a arte é um importante elemento de pertencimento e de reconfiguração identitária, em busca de uma maior democratização do espaço público escolar.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.