EDUCAÇÃO SEM REDENÇÃO: DEZ REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LEGADO FREIREANO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discute a importância de continuar incluindo de maneira crítica o trabalho de Paulo Freire nos programas de formação de professores. Apresentamos e discutimos dez “razões” elaboradas pelos estudantes inseridos no processo de reflexão sobre a utilidade e a adequação de se estudar Pedagogia do oprimido e outros textos de Paulo Freire em programas de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos. O artigo apresenta cada uma das razões, utilizando as reflexões dos alunos, a partir das quais discorre, no contexto racional explícito/implícito das sugestões dos alunos, sobre as contribuições para a democratização da educação. Concluímos, diferenciando a noção freireana de “Esperança” das “Narrativas de Redenção” de outras abordagens pedagógicas.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.