Geometria analítica e álgebra linear: A utilização do geogebra como ferramenta de ensino
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho, discutimos tanto a literatura quanto a prática pedagógica mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, em confronto com a aplicação de ferramentas de simulação e manipulação de dados na geometria e álgebra, em uma turma do curso de engenharia no Centro Universitário Sociesc de Curitiba, segundo semestre de 2017. Facilitar o conhecimento da geometria analítica e álgebra linear auxiliada por softwares e reconhecer qual metodologia os acadêmicos indicam ser adequada a seus perfis são objetivos do presente trabalho. A partir do relato de experiência, os acadêmicos indicam mais afinidade para metodologias que os colocam no centro da aprendizagem. Como conclusão, o ensino nas engenharias pode apresentar efeitos mais significativos quando mediada pelos instrumentos tecnológicos, demonstrando, de forma dinâmica, propriedades matemáticas outrora limitadas ao quadro negro.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.