PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca desenvolver a temática da Educação de Jovens e Adultos a partir de Paulo Freire, analisando-a sob o prisma da interdisciplinaridade. As análises resultam de estudos das obras de Freire e aproximações teórico-práticas com experiências vividas e observadas pelos autores. Em foco elege-se o Círculo de Cultura como concepção pedagógica, cujo caráter dialógico e dialético propõe uma mudança profunda no processo da alfabetização de jovens e adultos. A perspectiva freiriana de alfabetização avança sobre a concepção tradicional, apontando a realidade do sujeito como o primeiro passo para a aprendizagem. Assim, a vida, nas suas diversas faces, constitui-se mediação central para um processo mais avançado de leitura de mundo.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.