O Diretor da Escola e o Projeto de Intervenção: dados do contexto português
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir de 2008, as escolas públicas portuguesas passaram a ter como órgão de gestão um Diretor. A candidatura a este cargo exige a apresentação de um “projeto de intervenção na escola”, que deverá constituir um instrumento ao serviço da ação estratégica do diretor. O presente estudo pretende analisar o tipo de utilização que o diretor atribui a este projeto e de que modo é divulgado no contexto escolar. Para o efeito, recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário a 93 diretores. Como principais conclusões, identificam-se a frágil divulgação do documento na escola e a sua pouca utilização por parte do diretor, o que parece apontar para mais um processo de formalismo técnico-burocrático, entre outros com que nos deparamos nas organizações educativas, evidenciando desconexão em discursos, intenções e ações.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.