Concepções e ações da gestão escolar em relação aos discentes (ou de como perder o foco da ação pedagógica na escola)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho busca entender as concepções que diferentes equipes gestoras de escolas públicas municipais de Duque de Caxias (RJ) evidenciam com relação à finalidade do processo de escolarização, assim como algumas das ações decorrentes dessas percepções, em função de garantir o direito à aprendizagem a todos os estudantes. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas às equipes gestoras de 13 escolas desse município, abordando as explicações situacionais desses gestores e os seus entendimentos sobre as possibilidades de atuação em meio à escassez de recursos e aos conflitos cotidianos. Destacamos que a perda do foco nas aprendizagens e nos processos didático-pedagógicos tem explicação, em parte, na existência de uma teoria pedagógica normativa, com escassa produção analítico-explicativa e praxiológica que possa concorrer para uma maior eficácia na ação pedagógica das equipes gestoras.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.