Concepções e ações da gestão escolar em relação aos discentes (ou de como perder o foco da ação pedagógica na escola)

Conteúdo do artigo principal

Silvina Julia Fernández

Resumo

Este trabalho busca entender as concepções que diferentes equipes gestoras de escolas públicas municipais de Duque de Caxias (RJ) evidenciam com relação à finalidade do processo de escolarização, assim como algumas das ações decorrentes dessas percepções, em função de garantir o direito à aprendizagem a todos os estudantes. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas às equipes gestoras de 13 escolas desse município, abordando as explicações situacionais desses gestores e os seus entendimentos sobre as possibilidades de atuação em meio à escassez de recursos e aos conflitos cotidianos. Destacamos que a perda do foco nas aprendizagens e nos processos didático-pedagógicos tem explicação, em parte, na existência de uma teoria pedagógica normativa, com escassa produção analítico-explicativa e praxiológica que possa concorrer para uma maior eficácia na ação pedagógica das equipes gestoras.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernández, S. J. (2019). Concepções e ações da gestão escolar em relação aos discentes (ou de como perder o foco da ação pedagógica na escola). Educação Online, 14(32), 26–43. https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.665
Seção
Dossiê

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.