Gestão escolar, autonomia e mobilização social: o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.