Escolha de diretores escolares nas redes estaduais de ensino: desafios e perspectivas atuais

Conteúdo do artigo principal

Ana Cristina Prado de Oliveira
Fabiana Marques de Moraes

Resumo

O diretor escolar da rede pública de ensino no Brasil é, em sentido amplo, um agente público, vinculado à União, estado ou município, dependendo do pertencimento de sua unidade escolar. Considerando a autonomia dos entes federados na definição das formas de acesso ao cargo ou função de diretor, elas podem variar muito, tanto entre redes de ensino como numa mesma rede. Este artigo apresenta um levantamento de dados atuais referentes às formas de provimento ao cargo ou função de diretor de escolas públicas nas redes estaduais de ensino. Abordando os aspectos legais na discussão sobre os conceitos de cargo e função/eleição e consulta, discutimos a diversidade nas formas de provimento ao cargo ou função do diretor escolar nessas redes, à luz dos estudos sobre gestão e liderança escolar, e propomos uma reflexão sobre os impactos desses diferentes encaminhamentos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, A. C. P. de, & Marques de Moraes, F. (2019). Escolha de diretores escolares nas redes estaduais de ensino: desafios e perspectivas atuais. Educação Online, 14(32), 59–83. https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.694
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Ana Cristina Prado de Oliveira, Unirio

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.