Plano químico: elaboração de um material tátil para auxiliar no ensino de cadeias carbônicas em turmas com deficientes visuais

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Marcelo Nascimento de Morais Oliveira
Glaydson Francisco Barros de Oliveira

Resumo

A escassez de materiais adaptados voltados ao ensino de química para deficientes visuais (DV) representa um obstáculo para a aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo trazer a criação e os resultados da construção de um material tátil inédito, denominado “Plano Químico”, um recurso criado para auxiliar o processo de ensino de conteúdos de química para estudantes que apresentam DV significativa. A metodologia adotada no estudo é do tipo qualitativa e de caráter exploratório. A construção desse recurso se baseou na adoção de critérios metodológicos tanto para a escolha da matéria-prima adequada considerando as particularidades desse público, quanto para a confecção da estrutura tátil. Como principais contributos dessa ferramenta didática, destacamos a viabilidade do ensino de cadeias carbônicas por meios táteis e o estímulo à inclusão, ao permitir o trabalho conjunto entre estudantes com e sem DV.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento de Morais Oliveira, M., & Barros de Oliveira, G. F. (2021). Plano químico: elaboração de um material tátil para auxiliar no ensino de cadeias carbônicas em turmas com deficientes visuais. Educação Online, 16(37), 153–171. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.781
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Nascimento de Morais Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em ciências exatas com habilitação plena em química, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – Uern, Campus Pau dos Ferros. Atualmente, é técnico em laboratório de química na Universidade Federal do Semiárido – Ufersa, Campus Pau dos Ferros. 

 

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em física. Atualmente, é docente no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – Uern, Campus Pau dos Ferros. 

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