Atribuição de causalidade, desempenho escolar e currículos socioemocionais: aproximações críticas entre sociologia e psicologia da educação

Conteúdo do artigo principal

Marina Meira de Oliveira

Resumo

Recorrendo a contribuições de autores do campo da sociologia e da psicologia da educação, o presente ensaio propõe tensionar a causalidade atribuída ao sucesso e fracasso escolar em nível macro e micro, investigando possibilidades de intervenção sobre esses fenômenos. Nesse processo, fazemos referência às competências socioemocionais que vêm sendo focalizadas em políticas curriculares recentes, sobretudo no que diz respeito à sua relação com o desempenho escolar. Contemplamos, por fim, perspectivas críticas que associam tais habilidades ao investimento em capital humano, sugerindo outras possibilidades de leitura e ressignificação, que podem surgir no momento da implementação no nível das escolas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Meira de Oliveira, M. (2021). Atribuição de causalidade, desempenho escolar e currículos socioemocionais: aproximações críticas entre sociologia e psicologia da educação. Educação Online, 16(37), 35–54. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.953
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marina Meira de Oliveira, Colégio Pedro II

Bacharel e licenciada em letras: português/inglês pela UFRJ, mestre em educação pela PUC-Rio e doutoranda em educação pela mesma instituição. É professora de língua inglesa no Colégio Pedro II (RJ)

Área de pesquisa: sociologia da educação, implementação de políticas educacionais e ensino de línguas

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.