Currículos e redes: o calar, o silêncio, outros espaços e o canto das sereias
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Resumo
Este manuscrito tem por objetivo levantar considerações acerca dos movimentos sociais, da instituição currículo e das redes sociais. O trabalho se apresenta sob os moldes de um ensaio teórico, influenciado pelos referenciais teóricos de Michel Foucault (2007; 2014a; 2014b; 2015; 2016) e dos estudos culturais. O texto se encontra organizado em três eixos: a) a instrumentalização sobre currículos, movimentos sociais e os aportes foucaultianos sobre saber-poder-verdade; b) a lógica neoliberal implementada nos currículos, que incita a competição, a rivalização e o fazer calar frente as críticas sobre a verdade; e c) o esvaziamento do espaço escolar e as redes sociais como espaço de potência. O artigo se enreda com as ideias do calar pelas atuais milícias da sociedade de controle e com o silêncio como espaço de criação e de possibilidades, sob influência de Jorge Larrosa (2001). As considerações elencadas no trabalho servem mais como provocações, trazendo ao centro a discussão sobre as potencialidades das redes sociais e os engessamentos curriculares, convidando outros a falarem sobre tais temáticas.
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