Lugar de aluno é na sala de ... ensaio
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo procura apresentar a experiência vivida em um grupo de teatro universitário, tratando-o tanto como fronteira (TASSINARI, 2012) quanto como comunidade de práticas (LAVE, 1996). O texto articula categorias provenientes de etnografias de processos de aprendizado artístico realizadas por Hikiji (2006), Ribeiro (2008) e Araújo (2009), com entrevistas dialogadas, análise de documentos e das respostas de um questionário aplicado a integrantes e ex-integrantes do grupo Tanahora. Os resultados destacam a dimensão da corporalidade, do processo de subjetivação e da socialização, como elementos centrais para a construção de comunidades de práticas.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.