"Ciência da Terra": aprendendo com os tehey em Muã Mimãtxi

Conteúdo do artigo principal

Paulo Maia Figueiredo
Siwê Braz
Roberto Romero

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados alcançados pelo projeto "Capturando novos modelos de educação entre minorias indígenas e quilombolas no Brasil", a partir da experiência de pesquisa com a escola/comunidade indígena pataxoop Muã Mimãtxi em tempos de pandemia. A experiência ensina que iniciar qualquer projeto em uma comunidade indígena requer a presença e a coexistência como requisitos básicos. É assim que, em sua proposta original, estavam previstas as atividades do projeto. Com o início da pandemia de Covid-19, todo esse planejamento inicial teve que ser adaptado aos novos tempos. Muã Mimãtxi nos ensina pedagogias totalmente sintonizadas com os desafios impostos pelo atual colapso ecológico, consistindo em uma experiência de escola-comunidade “para adiar o fim do mundo”, para  evocarmos Ailton Krenak. Esperamos, ao final, apontarmos os contornos de uma "ciência da terra" de Muã Mimãtxi.

Detalhes do artigo

Como Citar
Maia Figueiredo, P., Braz, S., & Romero, R. . (2021). "Ciência da Terra": aprendendo com os tehey em Muã Mimãtxi. Educação Online, 16(38), 67–88. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.1087
Seção
Antropologia e Educação
Biografia do Autor

Paulo Maia Figueiredo, UFMG

Doutor em Antropologia (Museu Nacional / UFRJ) 

Professor Associado (UFMG / Faculdade de Educação) 

Área pesquisa: Educação Indígena, Etnologia Indígena, Antropologia, Arte e Audiovisualidades.

 

Siwê Braz, UFMG

Mestrando em Educação (Promestre / FaE / UFMG) 

Área pesquisa: Educação Indígena, Etnologia Indígena, Antropologia, Arte e Audiovisualidades

 

 

 

Roberto Romero, UFRJ

Doutor em Antropologia (Museu Nacional / UFRJ) 

Pós-doutorando (Wenner-Gren Foundation)

Área pesquisa: Educação Indígena, Etnologia Indígena, Antropologia, Arte e Audiovisualidades

 

 

 


 

 

 

 

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.