Construção de e-book como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso superior de enfermagem: aplicação na disciplina de prática integradora IV
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar a percepção dos alunos de enfermagem, ao utilizar uma ferramenta tecnológica para elaborar um e-book digital, como processo de construção do aprendizado a partir de uma pesquisa de campo sobre a disciplina prática integradora IV do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Propôs-se aos discentes a construção de e-books como metodologia de aprendizagem, seguida de um questionário para avaliar a experiência. As respostas apontaram que 70% dos alunos afirmaram que a proposta contribuiu efetivamente para construção do aprendizado. Além disso, 63% relataram que a proposta os motivou, ao instigá-los a pesquisar de forma autônoma e ao lhes proporcionar o acesso a novas ferramentas e recursos tecnológicos. Os resultados demonstram que a interatividade oportunizada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como a utilizada na pesquisa, tem influência positiva no processo ensino-aprendizagem e contribui para redução da lacuna existente entre a teoria e a prática, facilitando a assimilação e apropriação do conteúdo.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.