Hora do gênio como estratégia de ensino

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Karoliny Mendes Costa
Maria Margareth Cancian Roldi
Luciane da Silva Lima Vieira
Carlos Roberto Pires Campos
Marize Lyra Silva Passos

Resumo

O estudo apresentou a Hora do Gênio como estratégia de aprendizagem ativa e discutiu suas potencialidades pedagógicas para o ensino de ciências. Foi realizado com alunos de um doutorado profissional em educação em ciências e matemática no Espírito Santo. Os dados produzidos decorreram de questionários e da transcrição da gravação realizada durante uma apresentação com os pesquisados. A análise é qualitativa, e a matriz teórica se baseia na perspectiva da aprendizagem social de John Dewey, na vertente das metodologias ativas, especificamente, na Hora do Gênio. Identificou-se que a estratégia em estudo potencializa a aprendizagem de conteúdos de ciências da natureza, bem como favorece a autonomia e responsabilidade do educando. Aponta-se a necessidade de outros estudos no Brasil, para que se analisem os desdobramentos da proposta a Hora do Gênio.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes Costa, K. ., Cancian Roldi, M. M., da Silva Lima Vieira, L., Pires Campos, C. . R., & Silva Passos, M. L. (2022). Hora do gênio como estratégia de ensino . Educação Online, 17(41), 1–21. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1152
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Karoliny Mendes Costa, Ifes

Titulação: mestre em ensino de química - ProfQui, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes); doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática.   Função atual: professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.    Área de pesquisa: educação em ciências e tecnologia.

Maria Margareth Cancian Roldi, Ifes

Titulação: mestre em educação em ciências e matemática pelo Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes); doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática.   Função atual: professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.    Área de pesquisa: educação em ciências e tecnologia; ensino de ciências

Luciane da Silva Lima Vieira, Ifes

Titulação: mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes); doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática.   Função atual: professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.    Área de pesquisa: educação em ciências e tecnologia; práticas pedagógicas;formação inicial e continuada de professores no contexto da educação em ciências

Carlos Roberto Pires Campos, Ifes

Titulação: pós-doutorado em educação, ciência e tecnologia pelo Cefet-RJ   Função atual: professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nos níveis mestrado e doutorado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vila Velha.   Áreas de pesquisa:  divulgação científica em espaços de educação de educação não formal da perspectiva CTSA 

Marize Lyra Silva Passos, Ifes

Titulação: Ph.D. em educação na Universidad del Norte, Paraguai; Ph.D. em engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)   Função atual: professora titular e pesquisadora do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil.    Area de pesquisa: inovação pedagógica com TIC; tecnologias educacionais; metodologias ativas; avaliação de aprendizagem.

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