Modernidade, escola e invenções cotidianas

Conteúdo do artigo principal

Isabel Gomes Ayres
Paula Côrrea Henning

Resumo

Resumo


O artigo tem por objetivo disparar o pensamento acerca da invenção de espaços outros dentro do espaço escolar instituído. Para isso, apoia-se no conceito foucaultiano de problematização como ferramenta teórico-metodológica. A escrita é tecida a partir de dois movimentos. No primeiro, problematiza algumas das relações de poder que permeiam a escola desde a modernidade até os tempos atuais. No segundo, convida a pensar na criação de espaços escolares heterotópicos que favoreçam o cuidado de si. Espera-se que as linhas traçadas neste texto provoquem outros educadores e pesquisadores do campo educacional a inventarem estratégias que permitam pensar a escola para além de um espaço que apenas conforma corpos e subjetividades, mas como lugar onde emergem possibilidades de resistência e práticas de liberdade.


Abstract


The article aims think about the invention of other spaces within the established school space. To do this, it relies on the Foucauldian concept of problematization as a theoretical-methodological tool. The writing is based on two movements. In the first, it problematizes some of the power relations that permeate the school from modern times to the present day. In the second, it invites us to think about creating heterotopic school spaces that favor self-care. It is hoped that the lines drawn in this text will provoke other educators and researchers in education field to invent strategies that allow thinking about school as more than just a space that shapes bodies and subjectivities, but as a place where possibilities of resistance and practices of freedom emerge.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes Ayres, I., & Côrrea Henning, P. (2024). Modernidade, escola e invenções cotidianas. Educação Online, 19(46), e24194602. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1461
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Isabel Gomes Ayres, Universidade Federal do Rio Grande -Furg

Titulação: doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; mestre em educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Função atual: professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul.

Área de pesquisa: educação

Paula Côrrea Henning, Universidade Federal do Rio Grande -Furg

Titulação: doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);

Função atual: professora associada III da Universidade Federal do Rio Grande – Furg;  professora permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – Furg; líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – Geecaf; bolsista produtividade 2 do CNPq.

Área de pesquisa:  educação

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.