O uso de estratégias metacognitivas entre estudantes universitários durante o ensino remoto

Conteúdo do artigo principal

Alena Pimentel Mello Cabral Nobre
Geovanna Correia Alcantara
Maria Rita de Cássia Gomes Ribeiro

Resumo

Devido a pandemia do Covid-19, as instituições de ensino se viram no desafio de migrar para o formato do ensino remoto, o que elevou a preocupação sobre a aprendizagem dos estudantes e os riscos de adoecimento psíquico. Assim, o presente estudo teve por objetivo investigar e analisar as estratégias metacognitivas e autorregulatórias utilizadas pelos universitários dos cursos de psicologia, letras, pedagogia, história, matemática e ciências biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns. Desse grupo de estudantes, a maioria, entre 18 e 23 anos, o que equivale a um percentual de 89,47% dos entrevistados. Já na representação de gênero, as mulheres são 86,84% dos entrevistados. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa e quantitativa com alunos que responderam a dois questionários on-line, por via de Google Forms, sobre essas temáticas. Os dados coletados através desta pesquisa foram analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ, por meio do modelo de similitudes. Concluiu-se que houve um impacto majoritariamente negativo na motivação dos estudantes diante do formato, embora tenham desenvolvido diferentes estratégias metacognitivas para lidar com os desafios.


Abstract


Due to the Covid-19 pandemic, educational institutions have found themselves faced with the challenge of migrating to the remote teaching format, which has raised concerns about student learning and the risks of psychological illness. This study aimed to investigate and analyze the metacognitive and self-regulatory strategies used by university students from psychology, literature, pedagogy, history, mathematics and biological sciences courses at the University of Pernambuco (UPE), Garanhuns campus. Of this group of students, the majority are between 18 and 23 years old, which is equivalent to 89.47% of those interviewed. In terms of gender representation, 86.84% of the interviewees were women. A qualitative and quantitative investigation was carried out with students who answered two online questionnaires, via Google Forms, on these topics. The data collected through this research was analyzed using the IRAMUTEQ software with similarities model. It was concluded that there was a mostly negative impact on students' motivation when faced with this format, although they developed different metacognitive strategies to deal with the challenges.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Pimentel Mello Cabral Nobre, A., Correia Alcantara, G., & de Cássia Gomes Ribeiro , M. R. (2024). O uso de estratégias metacognitivas entre estudantes universitários durante o ensino remoto . Educação Online, 19(46), e24194608. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1507
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alena Pimentel Mello Cabral Nobre, Universidade de Pernambuco (UPE)

Titulação: doutora em psicologia cognitiva (UFPE)

Função atual: professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE)   Área de pesquisa: aprendizagem, cognição e desenvolvimento humano

Geovanna Correia Alcantara, Universidade de Pernambuco (UPE)

Titulação: graduação em psicologia (UPE)

 

Maria Rita de Cássia Gomes Ribeiro , Universidade de Pernambuco (UPE)

Titulação: graduação em pedagogia (UPE)

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.