Vivências dos jovens militantes LGBTQIA+ em face às manifestações homofóbicas presentes no convívio escolar em Igarapé-Miri, Pará

Conteúdo do artigo principal

Graciete Pantoja Antunes
Vivian da Silva Lobato

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as vivências de jovens militantes LGBTQIA+ no processo de escolarização, em face às manifestações homofóbicas presentes no convívio social e escolar em Igarapé-Miri, Pará, Brasil. A abordagem metodológica adotada é a qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a 04 (quatro) militantes LGBTQIA+, que já concluíram a educação básica e participaram dos primeiros movimentos para concretizar a militância em Igarapé-Miri. Os resultados apontam o preconceito e a homofobia como problemas que excluem os jovens da perspectiva da sociedade, já que muitas práticas agressivas ocorridas dentro e fora das escolas são oriundas da falta de respeito às diferenças. Isso envolve as diferentes culturas, aprendizados e valores. Nesse sentido, torna-se relevante a escola ter um currículo amplo, voltado para as várias dimensões sociais, possibilitando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, independentemente da sua capacidade de concentração, orientação sexual, raça e condição econômica.


 


Abstract


This article aims to analyze the experiences of young LGBTQIA+ activists in the schooling process in face of homophobic manifestations in social and school life in Igarapé-Miri, Pará, Brazil. We adopted qualitative methodological approach, with semi-structured interviews. The participants were 04 (four) LGBTQIA+ activists who have already completed basic education and participated in the first movements to implement militancy in Igarapé-Miri. The results point to prejudice and homophobia as problems that exclude young people, since many aggressive practices occur inside and outside schools and come from a lack of respect for differences, which involves different cultures, learning and values. In this sense, it is important for schools to have a broad curriculum, focused on the various social dimensions, enabling the formation of critical and reflective citizens regardless their ability to concentrate, sexual orientation, race and economic condition.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pantoja Antunes, G., & da Silva Lobato, V. (2024). Vivências dos jovens militantes LGBTQIA+ em face às manifestações homofóbicas presentes no convívio escolar em Igarapé-Miri, Pará. Educação Online, 19(47), e24194701. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1578
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Graciete Pantoja Antunes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Titulação: graduação em pedagogia; mestrado em currículo e gestão da escola básica

Função atual: professora de educação básica na Rede Municipal de Ensino em Igarapé-Miri, PA; coordenadora local do Plano Nacional de Formação de Professores- Parfor; Universidade do Estado do Pará- Uepa - Polo Igarapé-Miri.

Área de pesquisa: educação básica

Vivian da Silva Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Titulação: graduação em pedagogia; doutorado em educação (psicologia da educação)

Função atual: professora da Universidade do Estado do Pará-UFPA

Área de pesquisa: educação básica

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.