O otimismo nas expectativas dos estudantes do ensino superior: uma análise de sentimentos
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Resumo
As expectativas dos estudantes do ensino superior têm dimensões distintas, influenciam o desempenho acadêmico e a permanência na instituição. Este estudo objetivou conhecer as expectativas dos discentes matriculados em disciplinas de estatística da Ufrrj, em uma amostra de 383 alunos. Os dados foram analisados pelas técnicas de mineração de texto e de análise de sentimento. Fez-se um recorte pelo período de participação na pesquisa: pré-pandemia, remoto, transição e retorno ao presencial. Os resultados indicaram um expressivo otimismo nas expectativas dos estudantes, independentemente da fase de participação. Utilizou-se um léxico variado, com uma maior diversidade dos termos positivos, dentre eles, “aprender”, “conseguir” e “boa”. O termo negativo mais citado foi “dificuldade”. A pesquisa evidencia a necessidade de ações para transformar o otimismo inicial dos estudantes em estratégias de superação das dificuldades da trajetória acadêmica.
Abstract
Students’ expectations in higher education have different dimensions and influence academic performance and permanence at the institution. This study aimed to understand the expectations of students enrolled in statistics subjects at Ufrrj in a sample of 383 students. The data was analyzed using text mining and sentiment analysis techniques. The period of participation in the survey was categorized as follows: pre-pandemic, remote, transition, and return to face-to-face. The results indicated significant optimism in the students' expectations, regardless of the stage of participation. A varied lexicon was used with a greater diversity of positive terms, including "learning", "succeeding", and "good". The most frequently mentioned negative term was "difficulty". The research highlights the need for actions to transform students' initial optimism into strategies for overcoming the difficulties of the academic trajectory.
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