Marcel Mauss e Roger Chartier: as técnicas do corpo e o leitor entre limitações e liberdade

Conteúdo do artigo principal

Anderson Tibau

Resumo

A partir da etnografia do cotidiano de professores do ensino superior e de referências clássicas como Marcel Mauss e Roger Chartier, na articulação entre os campos da educação, antropologia e história, o texto busca os possíveis nexos entre as técnicas do corpo e o habitus leitor. Aqui a prática da leitura é analisada através dos espaços e situações de leitura, das limitações e liberdades oriundas dos suportes textuais e da transcendência relativa ao ato de ler. Ao longo da vida o indivíduo estabelece relações diferenciadas com a leitura e isto pressupõe infinitas redes de interação com o saber ser leitor em termos de montagens e remontagens do corpo. O papel social de leitor é desempenhado por meio da habilis acumulada, das técnicas adquiridas e das representações e práticas de leitura.

Detalhes do artigo

Como Citar
Tibau, A. (2011). Marcel Mauss e Roger Chartier: as técnicas do corpo e o leitor entre limitações e liberdade. Educação Online, (9). Recuperado de https://educonline.openjournalsolutions.com.br/index.php/eduonline/article/view/1754
Edição
Seção
Resumos
Biografia do Autor

Anderson Tibau, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.