A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, aborda-se a socialização de alunos estagiários do curso de pedagogia e professoras da escola básica, focalizando como ocorre ela em relação às condições do trabalho docente, bem como a posição ocupada pelos agentes nesse processo de interação. Com metodologia qualitativa, utilizaram-se, para coleta dos dados, sessões de observação nos momentos de estágio, gravação das reuniões de orientação de estágio na universidade e registro dos diários de estágio e entrevistas. Constatou-se diversidade na socialização, ainda que com certa regularidade, devido ao modo de pensar e agir a partir dos percursos de vida de cada estagiário. Faz-se necessário, portanto, conhecer como os alunos chegam aos cursos de formação e o que se altera, ou não, no contato com a escola.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.