Análise sobre a implantação da política inclusiva na França e no Brasil: impactos das orientações supranacionais e efeitos sobre a gestão escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ponto de virada em favor da transformação dos sistemas educacionais por meio da ética inclusiva traduz as ambições mais recentes em termos de reforma política educativa adotada por países come Brasil e França. Nesses contextos, esse projeto remete a um alinhamento, nem sempre coerente, entre disposições nacionais, internacionais, supranacionais (Unesco, OCDE) e demandas da sociedade civil. A fim de ponderar essas diferentes retóricas e verificar seus efeitos sobre as condições de implementação da educação inclusiva na França e no Brasil, este artigo propõe uma análise teórico-bibliográfica, cujos resultados apontam para importantes contradições entre a ética inclusiva e a gestão escolar de nossos dias.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.