Laços desfeitos: análise do discurso de professoras em fim de carreira
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A análise do discurso de linha francesa concebe o discurso como uma materialização da ideologia decorrente do modo de organização dos modos de produção social. Segundo essa linha de pesquisa e as concepções de sujeito de Bakhtin (2004), faremos a análise do discurso de duas professoras de língua materna em fim de carreira. O objetivo dessa análise e reflexão é depreender e problematizar as representações que as professoras fazem de si e de sua profissão. Os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio de entrevista audiogravada e num segundo momento transcrita. Assim, concluiu-se que a identidade do sujeito pós-moderno não é fixa, mas se define historicamente, variando de acordo com as representações e interpelações culturais, o discurso das professoras é atravessado por identificações conflitantes, numa tensão constante entre um discurso que as valoriza, produto de um desejo, e outro que as desvaloriza, resultante de uma realidade social.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.